Lorenzo Frau, nasceu em Cagliari em 1881. Ele deixou a Sardenha para o serviço militar em Milão, que concluiu com sucesso, obtendo o título de tenente. Casou-se com Savina Pisati e mudou-se para Turim, que na época era um centro da cultura italiana. Inicialmente, trabalhou como representante de vendas para a Gribaudi e depois para a Dermoide Patent, fabricante de couro sintético.
Ao se mudar para o Reino Unido, descobriu as poltronas Chesterfield e imediatamente percebeu seu potencial, iniciando com sucesso sua importação para a Itália. Ao mesmo tempo, também se sentiu atraído pelos modelos de estilo francês e centro-europeu. Assim, decidiu criar seu próprio ateliê em 1912: assim nascia a Poltrona Frau.
Do trabalho inicial “de estilo”, Frau rapidamente passou para o design direto. A Poltrona Frau tornou-se não apenas um polo de produção, mas também um ponto de encontro para artistas e intelectuais. Renzo Frau usou essas relações para consolidar a imagem da marca, resultando no lançamento contínuo de modelos de sucesso.
Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Frau foi convocado para lutar por seu país, e sua esposa Savina assumiu corajosamente as rédeas da empresa. As poltronas da Frau começaram a ocupar os edifícios mais importantes, chegando até à família real. Renzo Frau faleceu prematuramente em 1926, deixando um extenso arquivo de projetos que permitiu a sua esposa dar continuidade à produção da Poltrona Frau com coerência nos anos seguintes.